Como funciona a autenticação digital de documentos?

O serviço de autenticação de documentos é um dos mais requisitados, mas, você sabe como funciona? Conheça mais sobre esta modalidade presente nos cartórios.

Portanto, é comum ao tentar solicitar um financiamento, ver uma lista de documentos exigidos, certidões, etc. E, em muitos casos, o solicitante pede a autenticação de documentos.

O porquê desse tipo de solicitação? É o que vamos explicar ao longo deste texto, além de apresentar uma forma para agilizar essa formalidade.

Sobre a autenticação digital de documentos

Primeiramente, a autenticação digital de documentos é o procedimento que consiste em tirar uma cópia através do escaneamento de um documento original, atestando-a como de igual teor. Desse modo, a tal reprodução tem o mesmo valor legal da documentação originária. Sendo assim, a autenticação de documentos é importante em processos de compra e venda de imóvel, pois não precisará deixar os papéis originais. Mas, esta instituição terá em mãos a comprovação de que tudo apresentado é verdadeiro. Essa espécie de confirmação é realizada pelo Tabelião, no qual, ao verificar a igualdade entre cópia e original, valida a autenticidade. Contudo, é vedada a autenticação de documentos nas seguintes situações:

  • De documentos rasurados;
  • Registro feito a lápis;
  • Com espaços em brancos na lauda;
  • Em papéis térmico, tal como folha de fax;
  • Documentação adulterada (raspada ou lavada);
  • Outra cópia autenticada.

 

Autenticação de documento por meio eletrônico assegurada por sistema na rede blockchain.

A autenticação realizada pelo Cartório Online

Pensando em agilizar todo esse processo, o Cartório  Online possui uma plataforma especializada e preparada para realizar a autenticação dos seus documentos e entrega-los a você no menor tempo possível e onde você estiver. Mas como fazer isso?

Para realizar a autenticação digital do seu documento, basta escanear o documento que você quer autenticar;