Como funciona a autenticação digital de documentos?
![](http://cartorioonline.com.br/wp-content/uploads/2021/08/tabeliao-1080x7161-1-768x352.jpg)
O serviço de autenticação de documentos é um dos mais requisitados, mas, você sabe como funciona? Conheça mais sobre esta modalidade presente nos cartórios.
Portanto, é comum ao tentar solicitar um financiamento, ver uma lista de documentos exigidos, certidões, etc. E, em muitos casos, o solicitante pede a autenticação de documentos.
O porquê desse tipo de solicitação? É o que vamos explicar ao longo deste texto, além de apresentar uma forma para agilizar essa formalidade.
Sobre a autenticação digital de documentos
Primeiramente, a autenticação digital de documentos é o procedimento que consiste em tirar uma cópia através do escaneamento de um documento original, atestando-a como de igual teor. Desse modo, a tal reprodução tem o mesmo valor legal da documentação originária. Sendo assim, a autenticação de documentos é importante em processos de compra e venda de imóvel, pois não precisará deixar os papéis originais. Mas, esta instituição terá em mãos a comprovação de que tudo apresentado é verdadeiro. Essa espécie de confirmação é realizada pelo Tabelião, no qual, ao verificar a igualdade entre cópia e original, valida a autenticidade. Contudo, é vedada a autenticação de documentos nas seguintes situações:
- De documentos rasurados;
- Registro feito a lápis;
- Com espaços em brancos na lauda;
- Em papéis térmico, tal como folha de fax;
- Documentação adulterada (raspada ou lavada);
- Outra cópia autenticada.
Autenticação de documento por meio eletrônico assegurada por sistema na rede blockchain.
A autenticação realizada pelo Cartório Online
Pensando em agilizar todo esse processo, o Cartório Online possui uma plataforma especializada e preparada para realizar a autenticação dos seus documentos e entrega-los a você no menor tempo possível e onde você estiver. Mas como fazer isso?
Para realizar a autenticação digital do seu documento, basta escanear o documento que você quer autenticar;